CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home MUNDO

EUA anuncia tarifa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto

11/07/2025
Em MUNDO
EUA anuncia tarifa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto - img

Nesta quinta-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que vai impor uma tarifa de 35% sobre as importações vindas do Canadá. “Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com as suas próprias tarifas”, justificou o republicano.

“A partir de 01 de agosto de 2025, vamos impor uma tarifa de 35% sobre os produtos canadenses exportados para os Estados Unidos, independentemente de quaisquer tarifas setoriais”, escreveu o Presidente.

Trump especificou que as tarifas serão adicionadas às impostas a setores específicos, como o aço ou os automóveis, duas das principais exportações do Canadá para os Estados Unidos, o maior parceiro comercial de Ottawa.

O republicano acrescentou que poderia considerar ajustar a tarifa se o Canadá ajudasse os Estados Unidos a conter o fluxo de fentanil, um poderoso opiáceo.

Estas tarifas podem ser alteradas, para mais ou para menos, dependendo da nossa relação com o seu país”, alertou Trump, numa carta dirigida ao primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e compartilhada na rede social que o republicano detém, a Truth Social.

Esta foi a última de 20 cartas enviadas pelo Presidente norte-americano a parceiros comerciais de todo o mundo desde segunda-feira.

Na quinta-feira à noite, Trump anunciou, em uma entrevista por telefone com a emissora norte-americana NBC que planejava enviar uma carta semelhante à União Europeia (UE) “hoje ou amanhã” (quinta-feira ou hoje).

“Estou falando com a UE, que, como sabem, é composta por vários países, e também com o Canadá. Devemos enviar [as cartas] nas próximas horas“, acrescentou Trump.

Na quarta-feira, o Presidente norte-americano anunciou que as tarifas de 50% sobre as importações de cobre entram em vigor a 01 de agosto. Em 2024, os Estados Unidos importaram quase metade do cobre que consumiram, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, sendo que a maioria das remessas vieram do Chile e do Canadá.

Tarifas contra o Brasil

Também na última quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que seu governo cobrará do Brasil uma tarifa de 50% sobre os produtos exportados aos Estados Unidos, em todos os seguimentos.

O norte-americano alegou que o Brasil não cobrava tarifas justas aos Estados Unidos, mas em carta enviada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, justificou sua posição dando ênfase na defesa do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

A Casa Branca justifica a nova ameaça de tarifas ao Brasil como retaliação à Justiça brasileira por decisões contra empresas de mídia e redes sociais do Estados Unidos, que se posicionaram contra a soberania brasileira.

Porém, a decisão de Trump vem sendo contestada em todo o mundo, uma vez que a justificativa do norte-americano se baseou em política e não em fatores econômicos. Um onda de apoio surgiu em favor de presidente Lula e do Supremo Tribunal Federal (STF), quem vem sendo atacado pela extrema-direita.

EUA anuncia tarifa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto

ADVERTISEMENT
Anterior

Mega-Sena 2886 acumula e prêmio pode chegar a R$ 38 milhões no sábado (12)

Próximo

Após ter hepatite, noivo de Juliette estrela campanha do Ministério da Saúde

LEIA MAIS

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio - img

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping encerraram a reunião de hoje após duas...

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana - img

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana

Governo cubano afirmou que sanções impostas pelos Estados Unidos interromperam a chegada de combustível à ilha e agravaram a crise...

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos - img

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos

Presidente da China afirmou que a questão de Taiwan é o ponto mais sensível da relação entre Pequim e Washington....

Norovírus? Um morto e 1.700 pessoas confinadas em navio em Bordeaux - img

Norovírus? Um morto e 1.700 pessoas confinadas em navio em Bordeaux

O navio com 1.700 pessoas atracou na noite de terça-feira (12), em Bordeaux, com relato de um morto com suspeita...

Próximo
Após ter hepatite, noivo de Juliette estrela campanha do Ministério da Saúde - img

Após ter hepatite, noivo de Juliette estrela campanha do Ministério da Saúde

CBS BRASIL

contato@cbsbrasil.com

  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com