CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home MUNDO

China pede "cessar-fogo abrangente" na Faixa de Gaza

21/09/2025
Em MUNDO
China pede "cessar-fogo abrangente" na Faixa de Gaza - img

O chefe da diplomacia da China defendeu a urgência de um “cessar-fogo abrangente” na Faixa de Gaza para travar rapidamente a “atual catástrofe humanitária”, no meio de uma ofensiva de Israel.

“Os países que têm uma influência especial sobre Israel devem assumir seriamente suas responsabilidades, e o Conselho de Segurança das Nações Unidas e as agências humanitárias também devem cumprir suas obrigações”, disse Wang Yi.

Em declarações divulgadas no sábado, o ministro das Relações Exteriores da China acrescentou que os planos de Israel para controlar a Cidade de Gaza e acelerar a invasão da Cisjordânia “violam gravemente as normas do direito internacional”.

Tais ações “colocam em risco a ‘solução de dois Estados’ e minam diretamente a estabilidade do Oriente Médio”, alertou Wang, citado pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

“A história tem demonstrado repetidamente que a segurança deve ser compartilhada. Nenhum país pode construir sua própria segurança com base na insegurança de outros países”, observou o ministro.

Durante um encontro com o chanceler do Marrocos, Nasser Bourita, Wang também apelou “à obtenção de um maior consenso internacional e à formação de uma posição mais unificada” em torno da ‘solução de dois Estados’.

No sábado, ataques do exército israelense na Faixa de Gaza, a maioria na Cidade de Gaza, mataram mais de 70 pessoas, de acordo com um balanço feito em necrotérios de hospitais por jornalistas do enclave e divulgado em uma plataforma conjunta.

Uma comissão independente da ONU, relatores de direitos humanos, organizações não governamentais e um número crescente de países classificaram como genocídio a ofensiva militar israelense, que já matou 65.200 pessoas, incluindo 19 mil crianças.

No sábado, a Presidência da França anunciou que dez países, entre eles Portugal, vão reconhecer um Estado palestino na segunda-feira, em uma conferência em Nova Iorque.

Nessa conferência, estarão representados “dez países que decidiram proceder ao reconhecimento do Estado da Palestina”, informou um assessor do presidente francês, Emmanuel Macron, à imprensa.

Além da França, que lidera a iniciativa, e de Portugal, os outros Estados “são Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Malta, Reino Unido e San Marino”, acrescentou.

Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que Portugal vai reconhecer o Estado da Palestina, mas já no domingo, na véspera da conferência.

“O Ministério das Relações Exteriores confirma que Portugal vai reconhecer o Estado da Palestina, como o ministro Paulo Rangel já havia antecipado nesta semana”, informou em comunicado.

Assim, a “Declaração Oficial de Reconhecimento acontecerá ainda antes da Conferência de Alto Nível da próxima semana”, organizada pela França e pela Arábia Saudita na sede das Nações Unidas, em Nova York.”

China pede "cessar-fogo abrangente" na Faixa de Gaza

ADVERTISEMENT
Anterior

Flávio Bolsonaro critica articulação contra anistia e diz que PEC da blindagem é sobrevivência

Próximo

Messi leva Inter Miami ‘nas costas’ rumo a nova vitória

LEIA MAIS

“Amor platônico”? Livro aponta motivo de empurrão de Brigitte em Macron - img

“Amor platônico”? Livro aponta motivo de empurrão de Brigitte em Macron

Jornalista francês afirma que primeira-dama teria visto mensagens trocadas entre Emmanuel Macron e a atriz Golshifteh Farahani antes do episódio...

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio - img

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping encerraram a reunião de hoje após duas...

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana - img

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana

Governo cubano afirmou que sanções impostas pelos Estados Unidos interromperam a chegada de combustível à ilha e agravaram a crise...

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos - img

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos

Presidente da China afirmou que a questão de Taiwan é o ponto mais sensível da relação entre Pequim e Washington....

Próximo
Messi leva Inter Miami 'nas costas' rumo a nova vitória - img

Messi leva Inter Miami 'nas costas' rumo a nova vitória

CBS BRASIL

contato@cbsbrasil.com

  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com