CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA
Sem resultados
Ver todos os resultados
CBS BRASIL - CBS NEWS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home MUNDO

Trump se oferece para mediar Egito e Etiópia sobre barragem no Nilo

17/01/2026
Em MUNDO
Trump se oferece para mediar Egito e Etiópia sobre barragem no Nilo - img

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ofereceu para mediar as disputas entre o Egito e a Etiópia sobre a maior obra hidroelétrica de África, uma barragem no Nilo Azul.

“Estou pronto para retomar a mediação dos Estados Unidos entre o Egito e a Etiópia para resolver, de forma responsável, a questão da ‘partilha das águas do Nilo’ de uma vez por todas”, declarou Trump, em carta enviada ao homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

O republicano afirma que, durante as negociações conduzidas em seu primeiro mandato (2017–2021), evitou uma guerra, embora em julho tenha admitido que a barragem “se tornou um problema muito sério” e tenha instado as partes a “encontrarem uma solução”.

O presidente norte-americano reiterou que nenhum país deve “controlar unilateralmente” as águas do Nilo em prejuízo dos demais Estados e que ajudaria a “garantir as necessidades hídricas” do Egito, da Etiópia e do Sudão.

“Com o conhecimento técnico adequado, negociações justas e transparentes e um papel significativo dos Estados Unidos no acompanhamento e na coordenação entre as partes, podemos alcançar um acordo duradouro para todas as nações da Bacia do Nilo”, diz a carta.

Trump afirmou que pretende garantir descargas previsíveis de água durante os períodos de seca no Egito e no Sudão, enquanto a Etiópia poderá continuar a gerar “quantidades substanciais” de eletricidade, que ele propõe que sejam “doadas ou vendidas” aos outros dois países.

Egito e Etiópia mantêm fortes tensões em torno da construção da Grande Barragem do Renascimento Etíope, inaugurada por Adis Abeba no Nilo Azul em setembro, e que tanto o Egito quanto o Sudão consideram uma ameaça à sua segurança hídrica.

Logo após a inauguração da Grande Barragem, o Egito acusou a Etiópia de agir de forma unilateral e de “violar o direito internacional”, em carta de protesto enviada ao Conselho de Segurança da ONU.

Com cerca de 110 milhões de habitantes, o Egito depende do Nilo para 97% de suas necessidades hídricas, especialmente para a agricultura.

O Nilo, cuja bacia hidrográfica abrange 11 países, possui dois principais afluentes: o Nilo Branco, que nasce na região dos Grandes Lagos; e o Nilo Azul, que nasce no lago Tana, na Etiópia, e é responsável por 85% do volume de água do rio.

O projeto está localizado na região etíope de Benishangul-Gumuz, no oeste do país, a cerca de 15 quilômetros da fronteira com o Sudão.

A usina hidrelétrica, a 15ª maior do mundo, tem capacidade para gerar 5.150 megawatts de energia elétrica — o equivalente a quase seis usinas nucleares — e para armazenar cerca de 74 bilhões de metros cúbicos de água.

Apesar das reiteradas garantias da Etiópia de que o projeto não causará danos significativos, os três países não conseguiram chegar a um acordo nas sucessivas negociações realizadas desde 2015.

Diversas tentativas de mediação ao longo da última década entre os três países — sob a égide, em diferentes momentos, dos Estados Unidos, do Banco Mundial, da Rússia, dos Emirados Árabes Unidos e da União Africana — fracassaram.

Trump se oferece para mediar Egito e Etiópia sobre barragem no Nilo

ADVERTISEMENT
Anterior

Presidente do clube italiano Fiorentina morre durante madrugada

Próximo

Ruben Amorim ‘ilibado’: “O que é o Manchester United? O Mickey Mouse FC?”

LEIA MAIS

“Amor platônico”? Livro aponta motivo de empurrão de Brigitte em Macron - img

“Amor platônico”? Livro aponta motivo de empurrão de Brigitte em Macron

Jornalista francês afirma que primeira-dama teria visto mensagens trocadas entre Emmanuel Macron e a atriz Golshifteh Farahani antes do episódio...

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio - img

Trump e Xi encerram reunião marcada por tensão sobre Taiwan e comércio

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping encerraram a reunião de hoje após duas...

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana - img

Cuba enfrenta apagões de até 22 horas por dia em Havana

Governo cubano afirmou que sanções impostas pelos Estados Unidos interromperam a chegada de combustível à ilha e agravaram a crise...

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos - img

Xi alerta Trump para risco de 'conflito' entre China e Estados Unidos

Presidente da China afirmou que a questão de Taiwan é o ponto mais sensível da relação entre Pequim e Washington....

Próximo
Ruben Amorim 'ilibado': "O que é o Manchester United? O Mickey Mouse FC?" - img

Ruben Amorim 'ilibado': "O que é o Manchester United? O Mickey Mouse FC?"

CBS BRASIL

contato@cbsbrasil.com

  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TECNOLOGIA

© 2025 CBS BRASIL - contato@cbsbrasil.com